frases budistas

Frases budistas que servem de inspiração

As melhores frases budistas para a vida

A busca por sabedoria e iluminação faz parte da produção cultural do ser humano. Isso foi e continua sendo parte tanto da filosofia e da ciência como das religiões, embora essas áreas abordem a busca do conhecimento de maneiras diferentes.

Entre as religiões, uma das que guarda belos e profundos ensinamentos é de origem oriental. Estamos falando do budismo.

O budismo é uma religião indiana cuja constituição se deu sobre a base dos ensinamentos de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda.

No entanto, neste conteúdo não abordaremos a religião a partir de uma proposta de conversão, mas, sim, como convite a reconhecer nela elementos que podem ajudar a desenvolver, em diferentes âmbitos, a vida de crentes e não crentes.

Por isso, fizemos esta seleção de frases budistas, que trazem ensinamentos para a vida. Esses pensamentos refletem, ainda que de modo fragmentado, elementos valiosos da cultura ocidental e da religião budista.

Antes de continuar, porém, cabe expressar que algumas frases budistas atribuídas ao próprio Buda possuem, segundo especialistas, autoria não confirmada.

Isso se deve a um fenômeno conhecido como atribuição, que ocorre quando outra pessoa expressa em uma frase ou texto um pensamento, mas o apresenta como de outra pessoa.

Não se trata propriamente de mentir, mas de uma forma, às vezes, de resumir em uma pequena frase algum elemento mais complexo do pensamento de quem aquela frase foi atribuída. Esse fenômeno é visto também, segundo estudiosos, em vários textos da bíblia cristã.

frases budistas
Budismo convida a olhar para si mesmo – Foto: px here

Frases budistas para trabalhar a paz interior

Um dos temas abordados pelos ensinamentos budistas é a busca da paz interior. Vejamos isso refletido em algumas frases budistas.

  • “Cuide de seu exterior tanto quanto cuida de seu interior, pois tudo é um só”Um dos ensinamentos do budismo é cuidar de si mesmo. No entanto, para a harmonia e a paz, devemos também cuidar do nosso meio ambiente. Para encontrar um verdadeiro estado de bem-estar, a mente, o corpo e nosso ambiente imediato (pelo menos o ambiente sob nosso controle) devem estar em equilíbrio.
  • “A reflexão é o caminho para a imortalidade; a falta de reflexão, o caminho para a morte”

    Essa é uma das frases budistas que expressa a importância de se exercitar a reflexão, porque esta é necessária para o crescimento humano contínuo. Refletir também nos leva a aprender com o passado para um presente melhor. Afinal de contas, em algum momento de nossas vidas cometemos erros e precisamos refletir e não cometer esses mesmos erros novamente.

    A introspecção pessoal, portanto, beneficia tanto o aprendizado quanto o bem-estar pessoal.

  • “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”Este talvez seja um dos mais conhecidos ensinamentos de Buda. O mestre teria chegado a afirmar isso após vários anos de aprendizado e meditação.

    Situações ou experiências da vida que nos tornam miseráveis ​​e nos machucam fazem parte da vida. Quando nos sentimos mal, passamos por um processo que permite que a ferida cicatrize. Após esse período de recuperação, temos que decidir se continuamos presos a essa memória ou se damos passos efetivos para a libertação.

Foto: px here

Mais ensinamentos budistas

Entender e analisar a obra de Buda permite-nos perceber sua grande sabedoria. Suas frases são motivadoras, promovem o bem-estar e podem ajudar a viver a vida ao máximo.

Essa vida bem vivenciada consiste, nesse sentido, numa experiência humana que, mesmo em meio das responsabilidades do cotidiano e da rotina, não abre mão da espiritualidade e das boas vibrações consigo mesmo.

Veja mais conhecidas frases budistas:

  • “Melhor que mil palavras vazias, é uma palavra que traz paz”.
  • “Lembrar de um mal é como carregar um fardo na mente”.
  • “Vença o zangado não ficando zangado; conquiste os ímpios pela bondade; conquiste o mesquinho pela generosidade e o mentiroso falando a verdade”.
  • “Não machuque os outros com o que machuca a si mesmo”.
  • “Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa de menos”.
  • “A língua é como uma faca afiada… mata sem derramar sangue”.
  • “Assim como uma cobra troca de pele, devemos abandonar nosso passado repetidamente”.
  • “Dê, mesmo que você tenha muito pouco para dar”.
  • “A bondade deve se tornar nosso modo de vida natural, não a exceção”.
  • “Todas as manhãs nascemos de novo. O que fazemos hoje é o que mais importa”.
  • “Alegre-se, porque todo lugar é aqui e todo momento é agora”.
  • “O ódio não diminui com o ódio. O ódio diminui com o amor”.
  • “Não há nada mais terrível do que o hábito da dúvida. A dúvida separa as pessoas. É um veneno que desintegra amizades e rompe relacionamentos agradáveis. É um espinho que irrita e fere; é uma espada que mata”.
  • “Seu propósito na vida é encontrar seu propósito e colocar todo o seu coração e alma nele”.
  • “A paz vem de dentro, não a procure fora”.

“Se não mudarmos de direção, podemos terminar onde começamos”

 

Essa é uma das frases budistas que parece indicar-nos que é preciso atentar-se aos passos e decisões que tomamos na vida.

Note, porém, que mais que um tom de ameaça, a sabedoria presente na frase consiste em levar-nos a refletir sobre as consequências de nossas próprias decisões. Nesse caso, “terminar onde começamos” aponta para o risco de vivermos em um contínuo círculo, em que pouco crescemos como seres humanos e menos ainda avançamos rumo a nossos objetivos.

“Para entender tudo, é necessário esquecer tudo”

O não julgamento é outro princípio da filosofia budista. Quando somos jovens, vemos o mundo com olhos de principiante, curtindo o momento: percebendo o mundo como ele é. À medida que crescemos e aprendemos, estamos constantemente fazendo julgamentos. Assim, nossas mentes são condicionadas por normas culturais e sociais que orientam como devemos nos comportar.

Para redescobrir a felicidade, devemos nos examinar e nos redescobrir. Em outras palavras, devemos nos reeducar. O mesmo vale para tudo ao nosso redor. Então, se quisermos entender, temos que esquecer tudo.

  • “Um momento pode mudar um dia, um dia pode mudar uma vida e uma vida pode mudar o mundo”.